domingo, 3 de março de 2013

Como cuidar do rosto


         Quer os homens quer as mulheres, necessitam ter alguns cuidados, a que eu chamaria básicos, para manter a pele do rosto bonita e bem cuidada. No caso dos homens, e na minha opinião ( não sou especialista) os cuidados a ter são ainda maiores e mais necessários, se tivermos em consideração que os homens agridem muito a pele do seu rosto através do barbear, que em alguns casos é uma agressão diária, e por outro lado a maioria dos homens tem a pele mista ou oleosa, que não é propriamente a pele mais fácil de manter cuidada.
Assim, sendo eu do sexo masculino e tendo a pele mista/oleosa, vou apresentar os cuidados que diariamente ou semanalmente ( depende do tipo de cuidado) tenho com a pele do meu rosto.

Diáriamanente ...

 ... pela manhã

1- Limpeza, com gel de limpeza facial. Além de limpar a pele e os poros ( próprios de quem tem a pele oleosa/mista), ajuda a reduzir o excesso de oleosidade da pele, o que por sua vez pode gerar um brilho que nem semrpe é agradável de se ver.

2- Hidratação. Há inúmeros produtos para hidratar diariamente a pele masculina. A maioria dos homens tem a pele mista ou oleosa, devendo por isso optar por um hidratante para esse tipo de pele. Os homens que tiverem a pele dita normal ou seca, devem optar pelos produtos adaptados para esse tipo de pele. Além disso, há ainda mais variáveis a ter em conta. Há aqueles que além da hidratação procuram um produto anti-idade, outros preferem produtos com proteção solar incluída, etc. Há, mesmo para o público masculino, inúmero produtos tendo em conta as mais diversas variáveis. Sim, leu bem ... próprias para o público masculino.  Na minha opinião, há muitos homens que ainda hoje no século XXI, se limitam a aplicar um qualquer hidratante no rosto apenas nos dias em que se barbeia, mas penso que as novas gerações já vão alterando um pouco o hábito.
P.S. não esquecer o pescoço.


3- Hidratante (contorno de olhos) - A área dos olhos é constituída por uma pele mais frágil e sensível  pelo que aí, deve ser usado um hidratante específico. Também aí há inúmeras ofertas, a maioria será útil para prevenir / atrasar , o aparecimento de rugas nessa área do rosto. Alguns produtos já estão apropriados para aqueles homens que já têm alguns sinais do avanço da idade e por isso vão atenuar as rugas já existentes, bem como diminuir o inchaço nessa zona.

3- Proteção. É do conhecimento geral que em dias de muito sol e quando houver necessidade de realizar qualquer atividade ao ar livre, é necessário o uso de protetor solar. Ele vai proteger a pele dos raios ultra-violeta ( UVA e UVB). No entanto, muitas pessoas não estão conscientes, principalmente no meio masculino, que os UVB são os reponsáveis por queimaduras solares, e são mais intensos no verão, e que os raios UVA, estão presentes o ano todo, e ao penetrar profundamente a pele, são os responsáveis pelo chamado foto-envelhecimento. Por este facto, é importante usar o protetor solar  durante o ano todo.
Há inúmeros protetores no mercado, há de várias marcas, de vários fatores de proteção, e apropriados para cada tipo de pele. Quem tiver a pele oleosa ou mista, deve escolher um protetor oil free ( livre de óleos) para que a pele do rosto não fique a brilhar. Alguns hidratantes masculinos, já têm proteção solar incluída  O hidratante que eu uso, e do qual falarei depois, vem com proteção solar de FPS 20, pele que. e apesar de ser moreno, no verão e nos dias em que há sol e vou estar bastante tempo ao ao livre ( em cidade) ainda aplico protetor solar com FPS 30 depois do hidratante.

.... à noite

1- limpeza. Antes de dormir é hora de limpar de novo o rosto.

2- Hidratação. Após a limpeza, aplicar de novo um hidratante. Esse hidratante, e dependendo da linha de produtos que se está a usar, pode ser o mesmo do usado de dia  ( sem necessidade de ter proteção solar, por motivos óbvios) ou um outro mais nutritivo, pois há linhas masculinas que já têm um hidratante próprio para usar de noite, mais nutritivo pois é a hora em que a pele mais absorve os nutrientes. Além disso, pode também ser usado algum tratamento especifico e diferente do usado durante o dia, como por exemplo um  hidratante anti-idade.

3- Hidratação ( zona do contorno de olhos) - de novo deve ser hidratada esta zona do rosto


Semanalmente ...

1- Esfolição. Uma vez por semana é útil fazer uma esfoliação facial  para remover células mortas. Há também inúmeros produtos para a esfolição da pele do rosto masculino.

2- Máscara de argila verde - Uma vez mais, devido ao facto de eu, tal como a maioria dos homens ter pele mista/oleosa, faço uma vez por semana uma máscara de argila (verde), que ajuda a limpar os poros das peles oleosas, além de retirar o excesso de oleosidade.


         Bom, parece muito mas na verdade não é, tudo é uma questão de hábito. Eu pelo menos noto diferença na minha pele. E nós homens também podemos e devemos cuidar de nós. Cada vez mais as pessoas com quem nos relacionamos e dividimos as nossas vidas, gostam de homens bem cuidados. Mas em primeiro lugar, devemos fazê-lo por nós mesmos ...
Mais à frente vou referir em concreto os produtos que utilizo, bem como aqueles que for experimentando. Vamos todos/as partilhar experiências. Até breve.



Sem comentários:

Enviar um comentário